FORMATURA

Mais de 440 Aspirantes a Oficial são incorporados às fileiras da Força Aérea Brasileira

Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP) por todo país realizaram solenidades alusivas à conclusão da primeira fase do Estágio de Adaptação
Publicada em: 08/12/2023 13:22
Imprimir
Fonte: DIRAP, por Tenente Teodora
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no período de 30/11 a 07/12, em diversas Organizações Militares (OM), solenidades alusivas à conclusão da primeira fase do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) de 442 Profissionais de Nível Técnico Superior, que prepara novos Aspirantes a Oficial Temporários para o exercício da profissão militar. Os diversos eventos contaram com a presença de autoridades civis e militares locais, bem como familiares e convidados dos formandos.

Estes profissionais se prepararam para integrar o Quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe Convocados (QOCON 2/2023) dos sete Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP) do Brasil e demais OMs formadoras, por meio de Serviço Militar Voluntário. Coordenada pela Subdiretoria do Serviço Militar (SDSM), a incorporação de novos Oficiais do Quadro de Convocados representa um impulso significativo para os propósitos da FAB, elevando o padrão de excelência e comprometimento que caracterizam as fileiras da instituição.

Os estagiários foram capacitados em temas relacionados à vida militar, legislação militar, ordem unida, entre outros aspectos fundamentais para sua preparação. Durante esse período, os participantes concluíram com sucesso os Cursos de Adaptação de Médicos, Dentistas, Farmacêuticos e Veterinários (MFDV) e o Estágio de Adaptação de Oficiais Técnicos (EAT), que engloba diversas especialidades.

"Os SEREP desempenham um papel crucial ao injetar vitalidade nas fileiras da Força Aérea Brasileira. A formação de mais de 430 novos Aspirantes a Oficial representa um reforço significativo de competências em diversas Organizações Militares. Parabenizo e agradeço os efetivos dos SEREP e das demais Organizações Militares formadoras pelo profissionalismo e dedicação exemplares que permitiram a superação de consideráveis obstáculos, resultando no pleno êxito dessa nobre missão, de importância estratégica para todo o Comando da Aeronáutica", destacou o Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão.

"Durante essa trajetória, cada um de vocês absorveu e internalizou a importância dos valores fundamentais que guiam a Força Aérea Brasileira: disciplina, posição, respeito, trabalho em equipe e liderança. Esses princípios formam uma base sólida sobre a qualidade, construímos o compromisso inabalável com nossa nação. Cada indivíduo foi meticulosamente moldado para assumir responsabilidades e servir à pátria com um comprometimento e dedicação que transcendem obstáculos", afirmou o Chefe do SEREP-RJ, Coronel de Infantaria Marcio Simião de Souza.

O Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparação do Pessoal de Manaus (SEREP-MN), Coronel de Infantaria Michel Lima Marques, parabenizou os formandos locais. “Hoje é um dia especial para Força Aérea e para o SEREP-MN, por encerrar o cumprimento da missão de prover a formação básica militar de novos Oficiais da Força Aérea, para a Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAE-MN). Destaco a importância de cada militar para a Força e o comprometimento que cada um passa a ter com seu trabalho”, finalizou.

Promoção de Oficiais ao Primeiro Posto do Oficialato

A Base Aérea de Boa Vista (BABV)  realizou a Cerimônia Militar Alusiva à Promoção de Oficiais ao Primeiro Posto do Oficialato de 30 militares no dia 01/12. Os promovidos receberam um novo conjunto de platinas, além dos cumprimentos pessoais do Comandante da BABV, Coronel Aviador Maurício José de Oliveira Côrte Real. "A promoção é fruto da confiança depositada em cada um de vocês, baseada em suas habilidades, conhecimento e comprometimento. A promoção não é apenas o reconhecimento pelo seu trabalho ao longo do tempo, ela é a confirmação da confiança de seus superiores em sua capacidade de assumir responsabilidades ainda maiores", destacou o Oficial.

Fotos: SEREP-RF, SEREP-MN e SEREP-BE

imagens/original/46669/FOTO_SEREP_BE_7.jpg
imagens/original/46669/FOTO_SEREP_MN.jpg
imagens/original/46669/FOTO_SEREP_MN_1.jpg
imagens/original/46669/FOTO_SEREP_MN_12.jpg
imagens/original/46669/FOTO_SEREP_MN_5.jpg
imagens/original/46669/FOTO_SEREP_RF_1.jpg
imagens/original/46669/FOTO_SEREP_RF_2.jpg
imagens/original/46669/FOTO_SEREP__BE.jpg